AnálisesNintendo

Super Mario RPG – Um clássico de maquiagem e roupa nova | Análise

Sendo o remake do jogo lançado em 1996 para SNES, Super Mario RPG (2023) é uma experiência quase 1:1 com o seu original

Analisado no Nintendo Switch


Super Mario RPG (Remake) é um jogo de RPG desenvolvido e distribuído pela Nintendo e lançado em 17/11/2023 para o Nintendo Switch. A chave para essa review foi fornecida pela Nuuvem, sendo possível adquirir a versão digital do jogo com parcelamento em até 12 vezes através dela: https://tinyurl.com/2fcybbaj.

Sendo o remake do jogo lançado em 1996 para SNES, Super Mario RPG (2023) é uma experiência quase 1:1 com o seu original, o novo título chega com melhorias gráficas e de qualidade de vida, mas infelizmente ainda mantendo alguns problemas de seu antecessor.

Super Mario RPG
Visual dos personagens e cinemáticas é de alta qualidade

A aventura de Super Mario RPG começa com Mario, o encanador mais famoso do mundo indo salvar mais uma vez a Princesa Peach que novamente foi raptada por Bowser. Mario adentra e enfrenta o vilão em seu castelo quando de repente uma espada cai dos céus, destruindo a Star Road e arremessando o herói para longe. Após essa introdução e no controle de Mario, nós embarcamos em uma jornada cheia de caras conhecidas e outras novas, fazendo amizades inusitadas à procura dos pedaços de estrela para reconstruir a Star Road e livrar o mundo dessa nova ameaça. A história é bem simples e se mantém fiel ao jogo original, trazendo uma trama que mostra lições de altruísmo e amizade, assim não espere nada complexo ou bem desenvolvido.

Remakes geralmente são acompanhados de mudanças e novidades dado o tempo entre os jogos. Super Mario RPG Remake foi desenvolvido com o motor Unity e traz uma experiência quase 1:1 com o seu original, claro que com várias melhorias. No quesito mapas e gráficos o jogo é praticamente idêntico ao de 1996, tudo foi recriado tendo como base o jogo original com a adição de pequenas mudanças pontuais em detalhes e inimigos. Claro que o tempo passou e o novo jogo traz cenários mais bem detalhados, com modelos em HD e excelentes cinemáticas com momentos que podem ser comparados a qualidade do filme do encanador, Super Mario Bros. Assim como em outros jogos da desenvolvedora, a atenção aos detalhes é grande e a experiência é completada com uma opção de trilha sonora que traz a versão moderna e a original para o jogador escolher.

Super Mario RPG
Gameplay permanece o mesmo, sendo RPG por tunos com botão de ação

Se por um lado o jogo se manteve fiel em sua história e gráficos, por outro, seus sistemas de RPG e combate receberam uma grande revitalização. Para quem não lembra ou não conhece o combate de Super Mario RPG acontece em turnos, mas diferente de RPG tradicionais, aqui não é só escolher o ataque e ver a animação, o jogo tem um sistema de ação onde o jogador precisa apertar o botão “A” no controle no momento certo para potencializar e também se defender de ataques. No jogo original esse sistema era um pouco cruel, pois não existia nenhum indicativo e o jogador precisava aprender no “braço” os padrões e descobrir o momento certo de apertar “A” em cada ataque.

O remake manteve a mesma forma de combate, contudo o sistema de ação ganhou um sinal visual para auxiliar o jogador a aprender os padrões, o que ajuda bastante, mas não espere algo 100%, pois alguns ataques ainda são confusos de se entender. Além dessa novidade, o combate também recebeu uma barra de combo que pode ser preenchida ao acertar e defender os ataques no momento certo. Quando essa barra chega a 100% é possível utilizar um movimento especial que causa bastante dano e fornece vantagens temporárias aos personagens sendo uma grande ajuda nas batalhas contra chefes.

Outras novidades chegam através de melhorias de qualidade de vida nos sistemas de RPG que trazem uma UI revitalizada, salvamento automático ao viajar entre mapas, adição de um modo de dificuldade fácil e uma solução para o gerenciamento de itens que agora não são armazenados individualmente e as sobras são enviadas automaticamente para os baús da hospedaria.

Super Mario RPG
O botão de ação serve também para defesa

Mesmo revitalizando a experiência e trazendo várias melhorias, nem tudo são flores e além da falta de localização para PT-BR, o jogo ainda conta com algumas inconsistências. Uma dessas é a ausência de um sistema de balanceamento, onde na dificuldade normal apesar de termos um início um pouco árduo, logo a jogatina se torna um verdadeiro passeio no parque, são tantas vantagens e itens que você dificilmente sentirá qualquer tipo de desafio, na dificuldade fácil então tudo se resume a basicamente andar e acompanhar a história, pois os combates se tornam triviais. Outro problema encontrado está associado ao sistema de plataformas, durante a jogatina você irá controlar o personagem livre no cenário e assim como nos outros jogos parte da experiência está associada a pular em plataformas para alcançar objetivos e segredos. Infelizmente, mesmo sendo feito com um novo motor, o remake herdou os problemas do original e o sistema de pulos é impreciso, os controles te fazem escorregar das plataformas e por isso algumas sessões são frustrantes de se passar.

Super Mario RPG
Nessa história, Bowser não é o principal vilão…

No final, Super Mario RPG revitaliza um jogo “clássico” para os dias atuais, trazendo uma experiência fiel com gráficos melhorados, várias adições de qualidade de vida, mas ainda mantendo alguns problemas do jogo original. O preço cobrado é um pouco salgado pela experiência e por esse ser um remake praticamente 1:1 eu prefiro recomendá-lo para quem não conhece ou nunca jogou sendo possível adquirir a versão digital do jogo com parcelamento em até 12 vezes através da Nuuvem https://tinyurl.com/2fcybbaj, do contrário é melhor esperar por uma futura promoção.

Confira no vídeo abaixo em Live o começo de Super Mario RPG:

Super Mario RPG

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Trilha sonora
  • Várias melhorias

Negativos

  • Falta balanceamento
  • Plataformas frustrantes
  • Sem PT-BR

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo