AnálisesNintendo

Together – Jogar junto nunca foi tão literal | Análise

Tenha companhia para devolver as cores ao mundo, mas não se afaste muito dela

Analisado no Nintendo Switch


Together é um jogo de plataforma, altamente focado na jogabilidade cooperativa, desenvolvido pela The Dust S.A., disponível atualmente para Nintendo Switch e com lançamento planejado para PC e demais consoles.

Em Together, uma vilã chamada Mona Chrome decidiu roubar toda as cores do mundo e o jogador tem como objetivo ajudar a recuperar as cores desse mundo e capturar a vilã. Para isso, o jogador conta com um time de diversas paródias de personalidades conhecidas da cultura pop como um “Cientista Bêbado”, o “Cara do Martelo” e o “Capturador de Monstros”.

Together - Nintendo Switch

Dentro de cada fase o jogador tem como objetivo encontrar todos os cristais que irão ajudar a colorir o mundo, além de desbloquear novos personagens e novas habilidades. No começo de cada fase o jogador pode escolher dois personagens para formar um time cada um com uma quantidade de vidas independente, apesar de alguns personagens compartilharem as mesmas habilidades – como escudos de invulnerabilidade, ataques a distância como bombas ou auras que fazem com que os ataques inimigos sejam mais lentos – cada um possui a sua combinação.

Utilizando de pulos duplos e poder se agarrar as paredes, os jogadores precisarão superar diversos obstáculos clássicos de jogos de plataforma como plataformas que se quebram após serem encostadas, diversos vãos para pular, inimigos lançando objetos e espinhos, muitos espinhos. A dificuldade das fases escala de acordo com o progresso dos jogadores, oferecendo bons desafios e até um pouco de frustração conforme o fim do jogo se aproxima.

É possível jogar sozinho, mas por conta do foco no cooperativo, ter companhia para jogar se torna mais divertido, e mais caótico. Em um jogador, o personagem controlável possui uma aura colorida que pode revelar alguns segredos pelo mapa, em dois jogadores essa aura é maior e possuem uma linha que liga seus personagens, essa linha é a principal diferença de um jogo cooperativo comum, caso os personagens se afastem demais essa linha é rompida e, apesar de entrar em um modo de tela compartilhada, os jogadores tem apenas 5 segundos para se aproximarem um do outro para não sejam enviados para o último checkpoint que encontraram (estes sendo os “Pictorian Crystals”). Por conta disso os jogadores devem jogar próximos um do outro, ou devem ser rápidos para que não sejam resetados antes de encontrarem o próximo checkpoint.

Algumas fases possuem diversos caminhos para o final, o que faz com que os jogadores possam levar um tempinho para encontrar todos os cristais e por conta da verticalidade de algumas fases, a mecânica de tela dividida e os “resets” podem atrapalhar um pouco, nada que estrague a diversão, mas que desafia os jogadores a de fato trabalharem juntos para terminarem as fases.

Quanto aos visuais e efeitos sonoros, Together possui visuais simples, mas divertidos, que conversa muito bem com sua proposta, além de cores vibrantes ao usar habilidades e especiais. Com músicas divertidas para cada fase, um ponto pode ser irritante para alguns jogadores, o som dos personagens ao efetuarem um segundo pulo é o mesmo para todos e como os jogadores vão pular muito enquanto progridem, pode se algo incomodo, mas que não afeta o jogo.

Together, com seu preço acessível e jogabilidade dinâmica é um bom “jogo de sofá” para finais de semana com amigos e família.

Together

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Cooperativo divertido
  • Preço Acessível

Negativos

  • Sons repetitivos
  • Curta duração

Diogo Espindola

Formado em Marketing. Nintendista assumido e fã da franquia Zelda, porém também apaixonado por jogos de ritmo e JRPGs.
Botão Voltar ao topo